quinta-feira, 4 de agosto de 2011

LBD_Late Bottled Dinner #2_Parte 2

Dear fellows, aqui vos deixamos as apreciações relativas ao último LBD, a segunda parte, em que nos deliciámos com um Murganheira Super Reserva Bruto 2005 (Soc. Agr. Com. do Varosa, SA), e o super antes do reserva não constitui aqui nenhum exagero, e um Vértice Millésime 2005 (Caves Trasmontanas, Lda).

Murganheira Super Reserva 2005 (12%)


De facto, por esta altura estávamos a entrar num outro patamar, nem tanto a nível de preço já que este pouco difere do Jacob`s Creek, mas a nível de qualidade, de categoria.

Ao ser servido espuma alta, exuberante, a diminuir lentamente para dar lugar a uma coroa borbulhante (perfeitamente definida), esta na "rebentação" da bolha fina e persistente, tudo envolto numa bonita cor amarela muito leve com nuances esverdeadas.

No nariz fósforo (sim, o cheiro do fósforo mal se acende), alguns aromas a panificação, fermento sobretudo, alguma fruta seca, num aroma que não nos pareceu verdadeiramente limpo.

Na boca muito aveludado, enchendo a boca toda, com explosão da bolha, muito fina, na língua, alguns frutos secos, acidez afinadíssima, muito elegante, equilibrado, guloso.

Preço: 10,16€ (no Jumbo) 


Vértice Millésime 2005 (12%)



Tons dourados no copo (revelando talvez a presença de uvas tintas), bolha finíssima, coroa perfeitamente visível e definida.

No exame olfactivo fermento, muito biscoito, leve tostado, muitíssimo agradável.

Na boca bolha crepitante, uma deliciosa mousse (espuma), alguma fruta branca, num perfil muito elegante.

Preço: 18€ (no Cêpa Torta, sendo no "mercado" poderá ser encontardo por 14-15 )


Nota de Prova: Dois belíssimos espumantes, cheios de elegância, finesse, sendo que o Vértice nos pareceu muito mais rico no nariz (de salientar que pertence já a uma gama um pouquinho superior). Na boca, ambos, exuberantes e elegantes, bela acidez, sendo que o Murganheira não perderia com um final um nadinha mais longo. Pelo enorme prazer que proporcionam, valem cada cêntimo!

Para fechar este post relativo ao 2.º LBD, e que bom que foi, gostaríamos de agradecer a todos os bebedores distintos que fizeram parte desde momento único, mas que sequer repetido...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...