segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Julia Kemper Branco 2009

A noite de São Martinho (véspera de feriado na capital, leia-se Alijó) pede sempre amigos, castanhas e muito vinho...faltaram as castanhas. De facto, voltámos a reunir à mesa um belo grupo de amigos, que trouxeram muito e bom vinho...
Pecúlio da noite: 2 provas registadas (como estávamos numa toada muito informal resolvemos só registar os que mais impressionaram); 1 maravilhosa garrafa de Vértice 2001 (já não devem existir muitas no mercado) prontamente confiscada pelo Wine Of Us (muito obrigado, Bruno Correia); e uma enorme vontade de repetir estes convívios.

Das duas provas registadas, começaremos por vos falar do Julia Kemper Branco 2009 (Cesce) e em post autónomo falaremos do Vila Santa Syrah 2008 (J. Portugal Ramos).

Julia Kemper Branco 2009 (13,5%)
foto@http://juliakemper.blogspot.com


Proveniente da região do Dão este vinho, feito a partir das castas Encruzado e Malvasia Fina, apresentou-se muito limpo na cor: amarela com tons esverdeados (bastante agradável ao olhar).

No nariz evidente tosta (proveniente da madeira), um toque a óleo de cedro e alguma fruta de polpa branca a aparecer por trás da madeira, mas não de forma muito exuberante.

A boca a confirmar a madeira detectada pelo nariz, entrada gorda, com um meio de boca bastante interessante, alguma borracha, fruta, um toque mineral mas tudo sempre a afunilar (entrou gordo, bom meio, a afunilar no final...imagine um leque aberto que se vai fechando, é esta a sensação que deixa na prova de boca). De salientar a excelente acidez.

Preço: 10,00

Nota de Prova: Bastante agradável este vinho, num perfil talvez não tão moderno quanto os brancos excessivamente frutados dos nossos dias. Pareceu um nadinha evoluído, sobretudo quando levado à boca, mas a verdade é que todos os comensais sorriram de agrado ao sorvê-lo.

Muito obrigado à D. Carlota pelo repasto, e a todos os que fizeram deste jantar um momento único: Pedro Ribeiro, João Santos, Rui Madeiras, Bruno Correia, família Barros (Ana, Miguel e Luís), Maria e Tózinho Magalhães...Marcar já o próximo!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...