segunda-feira, 5 de março de 2012

Prova Lavradores de Feitoria no Traga-Mundos


A convite da Lavradores de Feitoria e do espaço Traga-Mundos lá nos apresentámos no passado dia 13 para uma prova que contou com a presença da sua equipa de enologia, nomeadamente Paulo Ruão (responsável máximo). Foram provados os seguinte vinhos (por esta ordem):

- Três Bagos Sauvignon Blanc 2010
- Três Bagos Tinto 2008
- Quinta da Costa das Aguaneiras Tinto 2008
- Meruge Tinto 2008
Dos vinhos provados e de que falaremos na generalidade retivemos o Sauvignon Blanc e o Meruge. Por esse simples facto, começaremos por falar dos outros dois.


Quanto ao Três Bagos Tinto é um vinho sobejamente conhecido e, praticamente, dispensa apresentações. É um vinho seguro e um entrada de gama de qualidade e créditos firmados. Um tinto moderno: fruta q.b., quente, alguma doçura, descomplexado... que agradará a uma franja muito maior de consumidores! E parece-nos que o que provámos estva mais limpo de nariz do que outras garrafas que já tivemos oportunidade de abrir.

Já o Quinta da Costa é revela um estilo profundamente diferente, onde o que se buscou foi expressar o terroir do Douro...é portanto um vinho muito estruturado, concentrado, com muita fruta, mais complexo e duro que o anterior...um vinho da ´velha guarda`.


Pessoalmente o que mais nos surpreendeu foi este Sauvignon Blanc 2010. Com efeito, aqui está um belíssimo  branco do Douro, a um preço muito interessante (cerca de seis euros). Muito fresco, com alguma fruta, mas não em exagero como agora se vê em muitos brancos (do Douro e não só), onde a casta moscatel é utilizada para dar um carácter mais frutado e floral (alguma acidez também), mineral e com uma acidez picante (daquelas que chega a morder), fantástica.


O Meruge é, sobretudo, um vinho elegante, muito elegante e equilibrado, perfumado, suave, mas intenso, bela madeira, profundo e longo. Ele belíssimo tinto do Douro, onde a Tinta Roriz (que perfaz 80% do lote) foi superiormente trabalhada e demonstra todo o seu potencial.

Uma palavra final para agradecer à Lavradores de Feitoria, ao Traga-Mundos (Vila Real), espaço bonito e acolhedor, e ao Mário Silva, do Prazeres Requintados, o convite e a possibilidade de poder provar estes néctares.

Nota: Pena que a temperatura, sobretudo nos tintos, estivesse longe de ser a ideal...algo a rever e que será com certeza revisto.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...