sexta-feira, 1 de junho de 2012

9 Popes 2009_by Charles Melton

Charles Melton é um dos winemakers mais celebrados da Austrália, estando incluído num grupo/organização denominado "Barons of the Barossa", onde se incluem personalidades cuja actividade tenha contribuído para elevar o nome e a comunidade de Barossa. Este 9 Popes, juntamente com o Rose of Virginia (rosé), é um dos seus vinhos mais aclamados.
Fine Barossa Red Wines é o seu lema, celebrando assim a mais famosa região vinícola da Austrália: Barossa Valley (South Australia)... E este 9 Popes é exactamente isso, uma celebração, uma maravilhosa e delicada celebração...
9 Popes 2009 (14,5%)

É feito a partir das castas sirah (ou shiraz) e grenache (em bush, é dizer a videira cresce como se fosse um arbusto, já que não conta com a orientação vertical que lhe é imposta pelos arames, de modo a que os ramos e as folhas caiam e protejam o fruto).

Na cor apresenta um rubi avermelhado muito leve e muito atraente.

O nariz é muito expressivo, intenso: madeira muito fina a conferir alguma doçura, muita especiaria, fruta vermelha, groselha e uma fantástica frescura (que parece transmitida por um qualquer arbusto e lhe confere um evidente toque balsâmico).

Na boca a entrada é muito suave, o meio começa a revelar toda uma panóplia de sabores: fruta vermelha, fumo bom, um toque doce, uma nuance picante (talvez pimento) e crocante... deixando-nos, depois, escorregar lentamente para um final bem persistente e muito saboroso.


Nota de Prova: Este blog não dá notas...Mas não é só! De facto, não conseguíamos terminar este post sem dedicar mais algumas palavras a este vinho. Começar por dizer que fui um dos melhores vinhos que já passou por este "tasco", seguramente o melhor vinho estrangeiro. É a prova provada de que um vinho menos estruturado não é menos vinho e pode apresentar enorme complexidade, ganhando ainda em subtileza e elegância... Um grande, grande vinho...naquela que foi mais uma belíssima tarde numa das mais belas casas do Douro, a Enoteca Douro-Quinta da Avessada.


2 comentários:

  1. Lembro-me perfeitamente deste vinho! Equilibrado, elegante e inesquecível! Um dos melhores que já tive o prazer de provar ;)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...