sexta-feira, 22 de abril de 2011

´Dá-me mais vinho, que a vida é nada`

   ´Oh, mais um blog de vinhos!` À afirmação, onde se mostra presente um certo desencanto, foi proferida por um amigo quando lhe apresentamos esta ideia. ´Oh, mais um blog de vinhos!` Realmente, blogs de vinhos são coisa que abunda na blogsfera (e alguns deles bem interessantes). Então, para quê mais um? Porque parece-nos que existe uma grande distância entre o que se diz (apreciação) sobre o vinho e o que se lê, ou seja, aqueles que só agora começam a amanhecer para o mundo do vinho não percebem o que se escreve...E a culpa não nos parece que seja de quem lê, de quem quer mergulhar neste ´admirável mundo novo`(não de Huxley, mas de Baco e de Dionísio, mas também do tio Manel, do João Barbeiro ,donde colhemos grandes lições, e outros mais). Mais do que apresentar um linguajar técnico e erudito (falar de especialistas para experts, pelos quais não nos queremos fazer passar, embora o João Pires facilmente pudesse cumprir com o papel) o que queremos é comunicar sensações, partilhar experiências, despertar paixões para esta enorme paixão que é o vinho. O vinho como mais um de nós (one of us/wine of us), como um companheiro de noites que não deviam acabar, de jantares tardios, de tardes memoráveis, de momentos únicos mas que se querem repetir…sem a preocupação de pontuar, tentando apresentar vinhos de produtores menos conhecidos, embora também não se possam ignorar as grandes referências...e tentando sempre que se perceba o que é dito e, sobretudo, tentando fazer com que o que é dito seja convocável pelo bebedor ao abrir a garrafa. Para tanto pareceu-nos importante apresentar, à maneira de um glossário, um decanter linguístico e um decanter olfactivo. O blog será conduzido por nós (João Pires e Carlos Soares), mas contará com a frequente colaboração de alguns bons amigos, cúmplices nesta bem-aventurança que é o vinho. Não esquecendo nunca que abrir uma garrafa de vinho é sempre uma experiência pessoal, e que por isso mesmo, na sua apreciação, confluirão todas as experiências de cada um.

Sejam muito bem-vindos!

9 comentários:

  1. Sendo o único termo técnico que domino "este vinho está muito reduzido" (aprendido com o João, claro!), mas gostando muito de vinho, deposito neste blog vastas expectativas. Por isso, obrigado. bem hajam e boa sorte. Abraço.
    D.R.

    ResponderEliminar
  2. Ah ah ah...Tens mta qualidade!E aposto que o "este vinho está muito reduzido" nunca te deixou ficar mal!Grande abraço Daniel...

    P.S.:Nós tb estamos aqui para aprender ctg!

    ResponderEliminar
  3. Finalmente vos vejo nestas lides !!!!

    Um blog que peca por só agora aparecer. As vossas experiências já deveriam ter conhecimento de todos nós há mais tempo.

    Aguardo ansiosamente pelas primeiras provas.

    ResponderEliminar
  4. Parece que vou aprender mais qualquer coisita sobre o 'sangue sagrado'! lol bjo**

    ResponderEliminar
  5. @ Mário Silva- Muito Obrigado! Em muito nos honra a tua presença!

    @Maria- Gostámos do ´sangue sagrado`!Bem-vinda!

    ResponderEliminar
  6. Greetings!!! Finalmente o blog aparece e diga-se arrancou muito bem, vejo por aqui "Bebedores Distintos" que (in)felizmente também vi neste último fim-de-semana, porque agora quem esta "reduzido" sou eu.
    Tenho a certeza que este Blog não será mais um que fala de experts para experts, e portanto que vocês vão alcançar os vossos objectivos.
    Desejo-vos uma longa viagem pois sei que não será cansativa.
    -Que o espírito Dionisíaco esteja em vós...(Diz o sacerdote)
    -Está sim senhor!!!! (Respondemos todos e em coro)

    ResponderEliminar
  7. Caro Mário, tens muita qualidade! Contamos também contigo, com as tuas análises pertinentes e sempre atentas! VOLTE SEMPRE!

    ResponderEliminar
  8. Se eu vejo aqui termos como "um vinho que sabe a granito aquecido" nunca mais cá volto, ok?

    ResponderEliminar
  9. @Hooligan:Tu não és em condições!Mas tens mta qualidade...é mais certo encontrares "um vinho que sabe a granito requentado"!Abraço

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...