terça-feira, 7 de junho de 2011

Vinhos Verdes_Os Melhores do Ano

Adriano Miranda@Fugas.publico.pt
Terminou mais um concurso da Região dos Vinhos Verdes, realizado novamente nas instalações da CVR respectiva, no Porto. Todos os anos existem muitas surpresas e este ano não foi diferente.
Um pré-júri de 7 elementos fez uma selecção das 213 amostras que se candidataram ao concurso. Destes, entraram 25 Alvarinhos, 24 Vinhão, 17 Arintos, 19 Loureiros, 11 Azal e 10 aguardentes. Essa escolha foi depois avaliada por um júri nacional, composto por representantes de várias entidades. Desta avaliação surgiram as medalhas Vinho Verde Ouro, Prata e Honra. Ao todo foram entregues 14 medalhas Verde (ou Regional Minho) Ouro, representando os melhores classificados em cada categoria (como nos Jogos Olímpicos). Desta vez houve dois empates no topo, nas categorias de Vinho Verde Alvarinho e da casta Vinhão, com pontuações idênticas. Os segundos classificados, 11 no total, levaram medalha de Verde Prata. Todos os vinhos que ficaram a seguir e conseguiram uma pontuação igual ou superior a 80 pontos foram distinguidos com Verde (ou Regional Minho) Honra. Foram 56 os vinhos a conseguir esta distinção.
Destaque desde logo para a quantidade de medalhas de ouro que foram parar a produtores quase desconhecidos. E também para duas adegas cooperativas que costumam andar alheadas das melhores medalhas: Vale de Cambra, que apresentou o melhor rosé, e Ponte da Barca, com o melhor tinto. E mais uma vez destacou-se a Quinta de Gomariz, que levou para casa 3 medalhas de ouro (melhor regional Minho, melhor Loureiro, melhor Espadeiro).
Recorde-se que neste concurso nunca participam dois produtores/marcas: Soalheiro e Anselmo Mendes, ambos com vinhos de topo da região.
Paralelamente decorreu um outro concurso, o Best of Vinho Verde, com um júri internacional que provou depois os 35 vinhos mais pontuados no concurso. O júri foi composto por Michael Pleitgen (Alemanha), Marcelo Copello (Brasil), Nick Hamilton (Canadá), Diane Teitelbaum (EUA), Tom Marthinsen (Noruega), Luís Lopes (Portugal), Joachim Guenther (Suíça) e Kathleen Burk (Reino Unido). Este grupo escolheu os 5 vinhos que serão os embaixadores do Vinho Verde nas iniciativas promovidas pela CVRVV nos mercados externos. Foram eles os Quinta da Lixa, o QG e Quinta de Gomariz Loureiro, Casal de Morgade Azal e Casal de Morgade Arinto, todos eles brancos da colheita de 2010.

Resultados completos em www.vinhoverde.pt

Categoria - Vinho (Produtor)
Branco - Pecado Capital 2010 (Convívio de Sabores)
Regional Minho - QG Alvarinho 2010 (Quinta de Gomariz)
Rosado - Adega Coop. de Vale de Cambra 2010 (Adega Coop. de Vale de Cambra)
Tinto - Estreia 2010 (Adega Coop. de Ponte da Barca)
Alvarinho - Reguengo de Melgaço Alvarinho 2010 (Hotel do Reguengo de Melgaço)
Alvarinho - Regueiro Secreto Alvarinho 2010 (Quinta do Regueiro)
Arinto - Casal de Morgade Arinto 2010 (António Manuel Cardoso Teixeira Afonso)
Azal - Fazenda da Boavista da Mata Azal 2010 (Artur Pinto)
Loureiro - QG Loureiro 2010 (Quinta de Gomariz)
Vinhão - Aguião Vinhão 2010 (Simão Pedro Vasconcelos Bacelar Aguiã)
Vinhão - O Especial de Amarante Vinhão 2010 (Soc. Agrícola Solar da Carvalhosa)
Outras castas - Quinta de Gomariz Espadeiro 2010 (Quinta de Gomariz)
Espumante - Quinta de Santa Cristina 2008 (Garantia das Quintas)
Aguardente - Ferreirinha (Sogrape)

Fonte: Revista de Vinhos

P.S.:Thank`s Angie!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...