sexta-feira, 21 de outubro de 2011

LBD_Late Bottled Dinner #3_Parte 1

Eis que ao terceiro Late Bottled Dinner o Wine of Us alarga horizontes e faz a sua primeira incursão pelo estrangeiro e logo pela região de Bordeaux, mas não nos adiantemos...há que começar pelo princípio. A meio da tarde de Sábado o Miguel Barros (Avessada Enoteca-Douro) ligou-nos com uma intimação: jantar na Enoteca a cargo da chef Fátima Borges, 20:00h (podem vir mais cedo... foi o que fizemos). E foi assim, não mais que de repente, que alinhámos este LBD...e é assim que sabe bem.
Foram provadas 4 garrafas durante o jantar:
- Chantet Blanet 2007 (Les Coteaux D`Albret)
- Cerro do Santo Reserva 2008 (Quinta do Pêgo)
- Meandro do Vale Meão 2009 (F. Olazabal & Filhos)
- Curva Tinto 2008 (Sogevinus)

Nesta primeira parte falaremos dos primeiros dois e deixaremos os outros dois para a segunda parte deste LBD.
Sem mais delongas...
Chantet Blanet 2007 (12,5%)





Feito a partir de duas castas mais típicas de França, Cabernet Sauvignon e Merlot, este Bordeaux Supérieur mostrou uma bonita cor ruby, mas não muito intenso.

No nariz muita manteiga, que foi perdendo com o tempo, alguma avelã, fruta muito discreta (inicialmente) e um toque a pimento (sobretudo proveniente da Cabernet). Notámos ainda um toque de breta que, de tão leve, em vez de prejudicar, conferiu maior complexidade ao vinho.

Na boca a nota mais marcante é a da elegância, boa entrada, muito redondo, bom meio de boca e um final interessante, mas não especialmente longo.

Preço: 2,99€ 



Cerro do Santo Reserva 2008*

Este vinho, da belíssimo Quinta do Pégo, não se encontra no mercado português, uma vez que o produtor o dedica especialmente ao mercado externo.

Bela cor ruby no copo.

Levado ao nariz logo deixa notar tratar-se de um vinho muito quente (álcool bastante intenso, mas a cair), muita madeira (carvalho americano, pareceu-nos) a transmitir ao vinho aromas de especiarias, baunilha sobretudo, e de coco.

A entrada de boca é feita sem grande "alarido", algo doce, um pouco duro e com um final relativamente curto.

*Preço: Infelizmente, ao fecho desta edição, não foi possível apurar o preço do vinho. Assim que o obtivermos será actualizada esta parte do post.

Nota de prova: Não há, e já não espantará ninguém! Apenas um comentário final ao vinhos. Quanto ao Bordeaux, ficámos claramente satisfeitos, muito mais depois de através de investigações profundas termos dado com o seu preço...Que belíssimo vinho a menos de 3 euros, muito equilibrado e elegante, a contraditar a tese de que um bom bordéus custa fortunas...É verdade que não será o ex-líbris daquela região, mas a verdade é que foi o que mais agradou neste LBD.
Quanto ao Cerro do Santo, não foi alvo do mesmo entusiasmo, sobretudo porque nos pareceu um pouco desequilibrado...um vinho talvez muito dos nosso dias, mas que de facto fica a dever um pouco ao equilíbrio. 

Para finalizar, uma palavra para agradecer ao Miguel e ao Luís Barros por mais uma vez nos terem recebido com tanta distinção. Obrigado também à Fátima Borges, o jantar estava simplesmente divinal (mostrando assim que as mulheres de Seia apresentam muita qualidade!). Agradecer também à Maria, que deliciosas sobremesas...E por último, a todos os que fizeram desta noite mais uma noite daquelas irrepetíveis, mas que se querem repetidas.


2 comentários:

  1. O Bordeaux Supérieur é a prova de que existem vinhos de qualidade a baixo preço. É um vinho equilibrado mas sem ser aborrecido. O preço surpreendeu toda a gente pois dadas as suas características pensámos tratar-se de um vinho caro. Quanto ao Cerro, para mim, foi impossível ignorar o alcool e a madeira. É um vinho que não me agradou...

    ResponderEliminar
  2. É verdade...fabulosa relação preço qualidade!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...