terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Jantar de Natal_Amigos convidam Wine Of Us

Bom Ano, Bons Vinhos!
É com este desejo que retomamos as actividades regulares deste blog, espaço de convívio de todos nós... apaixonados pelo vinho.
Começaremos, propositadamente, pelo último (dos 30!!!) jantar de Natal...Amigos convidam Wine Of Us. Ao contrário do que é normal, não haverá lugar a apreciações pormenorizadas, foi um jantar que se quis apenas de deleite...Foram bebidos numerosos néctares, alguns permanecerão para sempre! Eis a prova do crime...


O Tiago Sampaio começou por nos ´obrigar` a revisitar os seus Olho no Pé, e que bem que nos soube...Não demoraremos muito a dedicar-lhes uma linhas, na exigida apreciação individual. Continuámos a viagem com o belíssimo TRePA da Quinta do Pôpa, cuja apreciação pode ser encontrada aqui, passámos a fronteira e degustámos o interessante Museum (crianza) e avançámos depois para um Duriense de renome o VT 05, que não desiludiu. Mas o melhor estava guardado para o fim...De facto, quando todos pensávamos que se tinha atingido o nível máximo, que o jantar não podia ficar melhor...eis que o Stéphane Ferreira apresenta um Borges Vintage 1958 que pôs os olhos de todos a brilhar...e como não há duas sem três eis que pela mão do Miguel Barros ´deu à costa` uma das pérolas da família: o Moscatel Galego 1930. Estes dois licorosos foram efectivamente as estrelas maiores, se exceptuarmos a companhia e o convívio, claro. 

Numa apreciação que verdadeiramente não caberia nestas linhas e simultaneamente poderia ser reduzida à fórmula ´vinhos de uma vida`, diremos brevemente que o Porto encantou pelo seu nariz muito fino, elegante e complexo onde se encontrava muita fruta madura, fresca e em passa (leves frutos secos também), com uma madeira muito leve, encantadora...sendo que a boca confirmou a elevadas expectativas que o nariz tinha deixado, revelando um conjunto extremamente elegante e com uma acidez fantástica, que lhe conferia uma maravilhosa frescura.
O Moscatel, um pouco mais fechado de nariz, apresentou aromas marcantes de Cedro (podem recorrer ao óleo de cedro que têm no armário para saber com alguma exactidão do que estamos a falar) e melaço...Mas o verdadeiro encanto deste moscatel revelou-se na boca, muito equilibrado e ao mesmo tempo explosivo, quente e fresco, com uma maravilhosa acidez e um tostado ( a revelar o estágio em madeira) memorável...

Foi de facto um jantar maravilhoso, inesquecível...pelos néctares...pela comida (mais uma vez fomos calorosamente recebidos no Cêpa Torta by Douro Gourmet)...mas sobretudo pela companhia! Assim, não podíamos terminar sem agradecer ao Luís e ao Stéphane o convite e o empenho posto neste jantar...e a todos os que fizeram dele um momento único e irrepetível (para além dos dois já nomeados): o Miguel, a Rita Silva, o Tiago Sampaio e o Luís Almeida (que nos deu o prazer da sua companhia aquando da prova dos licorosos).



2 comentários:

  1. Ola camaradas!!!

    Ora aqui está uma boa lista para os próximos 10 anos 2012-22.

    http://fugas.publico.pt/vinhos/298774_os-40-vinhos-que-melhores-memorias-nos-deixaram-em-2011

    ResponderEliminar
  2. Isto é uma lista para todos os dias...que qualidade...assim pudéssemos! Como diz o povo...vale mais que faça mal do que se estrague!;)))

    Abraço

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...