segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Murganheira Vintage 2005

Back to business...que é como quem diz à escrita, já que as provas se têm realizado a um ritmo infernal (há infernos bem piores, com certeza). Este post, apesar do título individual, respeita a um jantar que realizámos na Terça passada, uma vez mais no Cêpa Torta (Alijó), com o intuito de conviver com dois amigos portuenses que trabalham no Douro, o Hélder e a Liliana. Foram provados os seguintes vinhos: Murganheira Vintage 2005, Vinha Comprida 2009, Vinha da Paz 2009 e Quinta de La Rosa Reserva 2007. Por aqui já dá para ver que foi um belíssimo jantar, não?
Murganheira Vintage Bruto 2005 (13%)



O jantar abriu com este maravilhoso espumante chancela da  Murganheira (Soc. Agrícola e Comercial do Varosa, SA), adquirido numa visita recente àquelas caves.

Amarelo (palha seca) não muito carregado na cor, espuma alta a descer gradualmente ao ser servido, bolha finíssima, persistente e a rebentar/formar uma belíssima coroa no centro do copo (quando as bolhas ascendem à superfície rebentam e torna-se perceptível um círculo no centro do copo).

No nariz apresentou intensos aromas a panificação (fermento de padeiro), um toque a frutos tropicais (sobretudo ananás) e atractivas notas limonadas.

Na boca entra um nadinha doce, apesar de ser bruto (denominam-se brutos ou secos os espumantes que não são doces, é dizer, aos quais é acrescentada uma menor quantidade de licor de expedição, o qual confere a doçura ao vinho), bolha crepitante a rebentar na boca, acidez perfeita, com muitas notas cítricas, num conjunto profundamente elegante (e não menos guloso: quanto mais se bebia mais apetecia).

Nota de prova: Talvez o melhor espumante que por aqui passou até hoje. Como ponto negativo ou melhor menos positivo pode apontar-se a intensidade da mousse na boca, que não atingiu aquele ponto de veludo intenso que tanto nos agrada...Mas verdadeiramente trata-se de um pormenor (derivado talvez da nossa infeliz inclinação para procurar defeitos ou pontos menos fortes nos vinhos)...Estamos perante um espumante de classe mundial, finíssimo, elegante e absolutamente delicioso...

Preço: 27€ (vale cada cêntimo)

P.S.: Caixa e garrafa lindíssimas...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...