quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Vinha Paz 2009

Vinho bebido no jantar relativo ao último post. Um blend (mistura de várias castas) do Dão, que conjuga vinhas com mais de 40 anos com vinha nova (mais ou menos 5 anos), com predominância para a Touriga Nacional (50%), mas também com assinalável presença de Tinta Roriz (30%), sendo que o lote é ainda com posto por uma percentagem de Alfrocheiro (15%) e Jaen (5%). Mas vamos ao que realmente interessa...
Vinha Paz 2009 (13,5%)


Este Vinha Paz 2009, by António Canto Moniz, apresentou uma cor ruby muito intensa, bonita, notando-se, quando agitado, alguns laivos violeta.

Revelou um nariz muito interessante, fresco, com fruta madura q.b., alguma baunilha (a denotar o estágio em carvalho americano), interessantes sugestões a avelã, mas pouco floral para a percentagem de Touriga Nacional que levou (embora a TN não seja sempre nem necessariamente floral, dependendo dos diferentes terroirs).

Na boca entre muito bem para logo emagrecer, menos fruta que no nariz, a avelã a confirmar-se, apresentando um final muito curto, e uma acidez aquém do desejável.

Preço: 9-10 

Nota de Prova: Sem nos alongarmos muito, diremos que numa estrita relação preço qualidade esperávamos um pouco mais deste Dão. Com efeito, apesar do nariz muito interessante, que efectivamente seduz, o exame de boca não confirmou as expectativas...Esteve, na realidade, muito longe de nos dar o prazer que aquela noite exigia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...