segunda-feira, 12 de março de 2012

Pôpa Doce 010

O vinho de que tanto se fala, e ainda se há-de falar mais com as temperaturas a subir insistentemente e a anteciparem a Primavera, chegou ao Wine Of Us. Com efeito, aproveitámos o Dia Internacional da Mulher, que é também o do aniversário da mãe e da sogra dos owners deste blog, para abrir este Pôpa Doce (Tinto) 010, do qual se fizeram apenas 2010 garrafas (todas numeradas)...a 1477 "morreu" às nossas mãos!




Não foi a primeira vez que provámos este vinho. Tínhamos aliás provado já a versão de 09, enquanto se afinava o produto, mas pensámos que este 010 está mais bem conseguido. Este tinto doce, que não é licoroso (não se confunde, portanto, com Vinho do Porto, não recebendo qualquer álcool adicional, nomeadamente aguardente) nem pode ser conotado como um late harvest (colheita tardia, já que as uvas são colhidas antes de serem atacadas pela botrytis cinerea), é praticamente único na região do Douro (e mesmo no país se conhecem poucos exemplos)! Apresenta-se como um vinho descontraído e leve, ligeiramente doce (mas sem enjoar), que se deve beber fresco, por isso mesmo companhia ideal para uns belos fins de tarde (alternativa muito interessante à cerveja).




A garrafa é lindíssima e guarda um néctar de cor intensa (mas não muito carregada), vermelha com laivos violetas.

No nariz apresenta-se fresco, a doçura a fazer-se notar, alguma fruta vermelha e muito caramelo (que se vai perdendo com o tempo, dando lugar a fruta mais intensa).

Na boca é entrada é, como não podia deixar de ser, doce, mas uma doçura que mesmo os mais reticentes não acharão excessiva, nota-se alguma fruta (sem ser exuberante), pouco volume (como se pretende), e sem grande persistência.

Nota de Prova: Bom, se lermos a análise de boca poderá pensar-se: mas que raio, então eles vêm pra aqui recomendar um vinho pouco exuberante na fruta, com pouco volume e sem grande persistência?!!É isso mesmo...Note-se que o que foi descrito acima corresponde efectivamente à realidade...Mas não se trata de nenhum defeito, o vinho foi projectado assim e é por isso mesmo que proporciona tanto prazer...leveza, frescura, pouco álcool (9,5%), pouca estrutura...DELICIOSO!Por isso a nota de prova: com amigos, ´amigas`, pessoas mais ou menos especiais, num qualquer fim de tarde façam-se acompanhar deste vinho e, temos a certeza, não se esquecerão desse fim de tarde.

Preço: 11

4 comentários:

  1. venho reclamar a minha. POPA surpreende, sim senhor . é necessário violência?

    ResponderEliminar
  2. Temos que marcar um jantar de bloguers...A violência é essencial a tudo o que é verdadeiramente belo!

    ResponderEliminar
  3. Onde posso comprar esta garrafa? tenho procurado em varios hipermercados e garrafeiras e não encontro. cumprimentos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...