segunda-feira, 30 de maio de 2011

Wine of Us apresenta_Garrafeira das Artes


Passo acelerado. Destino: o quarteirão mais in da cidade (Porto), Bombarda. Missão: conhecer (para depois apresentar) a Garrafeira das Artes.

bebe mais...

Fomos bafejados pela sorte, encontrámos uma tarde relativamente calma na garrafeira. Já conhecíamos o nosso anfitrião, Rodrigo Marques. O porte de cavalheiro inglês é patente também nas  palavras. Demos-lhe oa conhecer o blog, e a intenção de  darmos a conhecer a garrafeira, porque perspectivamos os donos destes pequenos negócios-paixão à maneira de livreiros, conhecedores profundos do que paira nas suas "estantes"("cada um dos vinhos que aqui vêem foram previamente provados por mim, sendo que alguns me acompanham há anos", completou o sr. Rodrigo). Depois de uma pequena exposição dos motivos que estão por detrás do nome (Garrafeira das Artes), afinal tão óbvios, ou não estivéssemos no Art District, a conversa desenvolveu-se em volta do vinho (s), num diálogo riquíssimo, de partilha de experiências, memórias,  momentos...passando pelas tendências actuais do mercado ("gosto de vinhos mais complexos, menos fáceis do que o actuais; mas um vinho que na primeira meia-hora não me cativa, normalmente não me agrada por aí além", acrescentou o sr. Rodrigo). Uma conversa informal, sempre com os vinhos no centro das atenções, sendo que alguns deles chegam às estantes directamente dos armazés dos produtores, sem intermediários (será esta uma das razões dos bons preços praticados?), como se o aperto de mão, que Rodrigo Marques sempre insiste em dar, retomasse o simbolismo que já conheceu no mundo dos negócios: reconhecimento, cavalheirismo e confiança.

Uma breve passagem de olhos pelas estantes e logo se nota a existência de uma enorme quantidade de referências pouco óbvias, pouco conhecidas, e a excelente relação preço/qualidade.

Como poderia deixar de ser, lá tivemos que abrir uma garrafa, e então a conversa foi fluindo para outros

campos, viagens, gastronomia, futebol (o Futebol Clube do Porto), a demonstrar que estávamos perante um autêntico gourmet, mas também, para nosso deleite, alguém com quem se pode sair enriquecido de uma conversa sobre futebol.

De salientar que a Garrafeira das Artes também serve vinho a copo, qualquer garrafa que tem nas "estantes", pelo que por menos do que se paga por uma cerveja (pax), um pequeno grupo de amigos pode muito bem

deleitar-se com um dos néctares de Baco. Para além do vinho a copo, são também regulares as apresentações e provas de vinho, pelo que vale a pena ficar atento ao facebook da garrafeira, bem como ao respectivo site.

Rodrigo Marques@Garrafeiras das Artes

O Wine of Us agradece ao Mário André Gonzaga, por nos ter acompanhado  e enriquecido a conversa, e a Rodrigo Saraiva, por nos ter recebido tão bem.

2 comentários:

  1. Não conhecia este sítio. Parece ser interessante, tenho de checkar. E concordo com o Sr. Rodrigo, um vinho que não me cativa nos primeiros trinta minutos dificilmente me cativará, quanto mais não seja porque nesse período de tempo já desisti de tentar gostar dele.

    ResponderEliminar
  2. É realmente interessante e só o sr. Rodrigo já vale a visita!Ah, os preços também ajudam!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...