quarta-feira, 29 de junho de 2011

Borges Tinto Dão 2004


Domingo. Mais de 35 graus. Não muitos menos dentro de casa. Ainda na ressaca do S. João. Um tinto para beber. Realmente, dadas as condições climatéricas, nada menos apelativo que um tinto. E pode beber-se um tinto estando mais de 35 graus, é dizer, pode beber-se com prazer?
O vinho em questão era o Borges Tinto Dão 2004 (14% ), feito exclusivamente a partir da casta Touriga Nacional, e verdade é que pode... foi, aliás, o que fizemos no último Domingo. É tudo uma questão de temperatura. Antes de passar ao copo, o vinho teve uma breve passagem pelo frio, sendo que foi bebido a temperatura um pouco mais baixa do que a do intervalo recomendado (o vinho foi servido nos 15º, quando o intervalo recomendado é 16º-18º).E que bem que nos soube!
No copo mostrou um,ainda, intenso ruby ponteado com umas nuances acastanhadas, naturais da evolução. O vinho apresentava alguma turbidez, que não é algo necessariamente negativo, e saliente-se que o contra-rótulo já nos deixara o aviso: "Vinho sujeito a criar depósito".

Ao ser levado ao nariz mostrou logo fruta macerada, alguma groselha (esta nota é fácil de identificar no Verão - que nunca mais chega verdadeiramente...por Deus!-, já que nesta altura estamos mais disponíveis para mergulhar neste tipo de refrescos. Da próxima vez já sabe, trate de inspirar devidamente a sua groselha...estará a apurar os sentidos, que depois poderá utilizar no que realmente interessa:o VINHO!) , madeira muito bem integrada, a transportar para o vinho uma tosta muito suave (algum café), e algo doce, deliciosa. O floral típico da casta era também perceptível, mas nada de muito intenso, um toquezinho apenas, a tornar o conjunto ainda mais interessante.

Na boca a entrada é muito elegante, e confirma as impressões deixadas no exame olfactivo, com um meio de boca médio e um final que, sem apresentar muito volume, é bastante persistente. De assinalar ainda a boa acidez e o facto de a intensidade de fruta ir aumentando à medida que o vinho abre.

Nota de prova: Este blog não dá notas..."porque o Zé Manel pode ficar com mau vinho!"(by Maria). Mas sempre podemos dizer, ou melhor, reforçar...que bem nos soube este tinto de 2004 (cada vez gostamos mais de vinhos velhos), mesmo estando mais de 35 graus. De facto, um vinho muito bem feito, elegante, suave e que deixa aquela sensação de "queremos mais". Já não é o primeiro Borges que nos agrada desta maneira...Não nos parece que seja coincidência!

Preço: 5€ (no Jumbo, sendo que uma breve pesquisa pela net nos indicou que o preço deste vinho se situa acima dos 12€, pelo que pensamos que o maravilhoso preço de CINCO EUROS se fica a dever à circunstância de o mercado ignorar vinhos que não sejam das últimas colheitas...Bom para nós, e bom para vocês que nos lêem...da próxima vez que forem comprar vinho toca a olhar para os mais velhinhos!).

3 comentários:

  1. Acredita. No Sábado, quando formos pra Vila Real, vamos fazer uma visitinha!:)

    ResponderEliminar
  2. Concordo com a Ângela, aliás: Ângela se fores lá traz uma garrafinha para mim. Não provei este vinho mas tive oportunidade de lhe sentir o aroma e posso dizer que me agradou :-)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...