sexta-feira, 13 de abril de 2012

Coche 2010_by Niepoort

Em primeira mão o Wine Of Us apresenta a primeira edição (engarrafado ano início deste ano) daquele que pretende ser uma referência no universo dos brancos do Douro, o Coche 2010 by Niepoort. Segundo o produtor, várias foram as tentativas para conseguir "um branco [de qualidade superior] com maloláctica onde se pudesse prolongar o estágio, tanto em barrica como em inox. Mas o Douro é uma região quente, mesmo nas zonas mais altas e na maior parte dos anos não se conseguiu ter acidez suficiente para o fazer." Ora, para nosso deleite 2010 permitiu a façanha e aí está o branco superior da Niepoort, depois de 12 meses de estágio em carvalho francês (onde fez a fermentação maloláctica) e 5 em inox. Mas vamos ao que realmente interessa...

Coche 2010 (13,5%)

Cor cristalina, muito límpida.

No aroma ainda um pouco fechado e marcado pela madeira, mas com o passar do tempo foi aparecendo alguma fruta, muitos frutos secos, manteiga, tostado intenso (mas atractivo), num perfil muito fresco e elegante.

Na boca é onde este vinho, na nossa opinião, verdadeiramente se revela, com uma entrada muito boa, a madeira rapidamente se começa a fazer sentir, aparece alguma fruta, citrinos, oferecendo um final longo e persistente. De assinalar a excelente acidez e frescura.

Preço: 55-60

Nota de Prova: Nas palavras do senhor Feliciano Branco: "Não sei quem o trouxe, mas arrisco-me a dizer que é o melhor vinho da mesa". Não sabemos se seria o melhor ou não, o gosto quer-se assim mesmo: subjectivo... Mas uma coisa é certa, estamos indubitavelmente perante um dos brancos maiores do Douro: muito elegante, suave, fresco, e com a acidez no ponto. Parece-nos que ganhará (muito) com o tempo em garrafa... e esperamos continuar por cá para o comprovar. O nosso primeiro encontro foi na Essência do Vinho, pela mão do Carlos Raposo, e logo aí ficámos maravilhados. O Carlos prometeu então que em próximos repastos teríamos a honra de o degustar novamente (em ambiente mais propício)... promessa feita, promessa cumprida. Obrigado Carlos!  Obrigado também à Família Branco, por mais uma vez nos ter dado guarida, obrigado à trupe do costume, companheiros de sempre, e ao Eric e à Mafalda, que tiveram aqui o seu baptismo de fogo!  

Em jeito de post-scriptum dizer que também aqui se cumpre o velho brocardo do "não há bela sem senão". O senão, de dimensão considerável, convenhamos, é o preço...mas isso acho que vocês já tinham percebido.




2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...