quinta-feira, 19 de abril de 2012

De Alijó para o mundo_Olho no Pé Pinot Noir 2009

Depois de o termos provado umas...300 000 vezes... temos o prazer de apresentar o Olho no Pé Pinot Noir 2009 (note-se que as 300 000 vezes referem-se também a versões anteriores, não bebemos assim tanto!!!). A expressão que antecede o título não está ali por acaso. Os Olho no Pé nascem nas encostas de Alijó, a mais de 600 m de altitude, sendo que quando o Tiago Sampaio projectou este vinho muitos o "avisaram" que seria praticamente impossível fazer um bom pinot com uvas plantadas a tal altitude... Puro engano! Este é para nós um dos melhores monovarietais da mais bela casta borgonhesa que se podem encontrar em solo nacional. E não o dizemos por sermos amigos do Tiago (facto que não escondemos antes nos traz orgulho, por esta amizade ter tido início no enorme respeito e prazer que sempre nos inspiraram os seus vinhos, ou seja, antes de sermos amigos do enólogo já éramos "amigos" do seu vinho), mas sim por estarmos efectivamente perante um grande vinho... E para além de tudo, sempre que o Tiago precisa de ouvir uma crítica "não somos meigos" (não é João Pires?).

É usual amigos nossos perguntarem-nos: "Olho no Pé? Olho no Pé porquê?", por isso, antes de passarmos ao néctar contaremos brevemente a história do seu nome. Nas palavras do Tiago: "a ideia era ter um nome diferente mas que tivesse uma ligação muito forte com a tradição do Douro. Ora, não há tradição maior do que a pisa a pé... Mas para pisar é preciso saber, é preciso ter olho no pé." Gostaram?

Feitas as apresentações, contada a história, vamos ao que sempre nos traz aqui...

Olho no Pé Pinot Noir 2009 (14,5%)_Folias de Baco

Na cor não é tão aberto como a maioria dos pinots, antes exibindo um rubi um nadinha mais carregado, muito bonito.

O nariz é muito expressivo e começa logo a apaixonar, libertando sugestiva fruta preta, também framboesa, madeira a aparecer delicadamente conferindo-lhe um tostado muito leve (não mascara nada), num perfil muito elegante e fresco.

A boca confirma as expectativas deixadas no exame olfactivo, boa entrada, bom volume, suave, fresco, a fruta (intensa, a explodir na boca) e a madeira a marcarem presença, num final de muito boa persistência. Nota-se ainda alguma juventude, como o próprio enólogo adverte, sobretudo na concentração da fruta, mas já está muito bom (quem tiver paciência e conseguir esperar...deixe-o ganhar um bocadinho mais com o tempo).

Preço: 16-17€ (El Corte Inglés)

Nota de Prova: Seguramente, não nos cansamos de repetir, um dos melhores pinots da nossa praça, um daqueles que celebra as características da casta mas não esquece o terroir, é dizer, reflecte também as encostas onde nasceu... Resultado:um vinho profundo e ao mesmo tempo elegante, onde os 22 meses de estágio em barrica não vêm mascarar nada, antes muito subtilmente conferem complexidade ao conjunto. Obrigado ao Tiago Sampaio por mais uma vez ter arriscado, por mais uma vez ter inovado, mostrando assim que os pequenos produtores têm muito para oferecer... Por isso, acabamos como começámos...De Alijó para o mundo!



p.s.: a próxima vez que falarmos nos Olho no Pé temos que contar a história de como surgiu o nome da empresa: Folias de Baco!

5 comentários:

  1. Ainda não provei mas fiquei curioso.

    ResponderEliminar
  2. Um vinho fantástico !! De alguns Pinots que já provei (a maior parte da California) este é sem dúvida um dos melhores. Parabéns.

    ResponderEliminar
  3. @Nuno,como deves ter percebido, a nós agrada-nos de sobremaneira!Abraço
    @Paulo Dias, se o Xangai não vier cá antes, eu levo-te uma!

    ResponderEliminar
  4. Para alem do corte inglês, poderemos encontra-lo em mais algumas grandes superfícies comerciais?

    ResponderEliminar
  5. TxMx,para além do El Corte Inglés não me parece que se encontre em mais nenhuma grande superfície. Se for do Porto pode encontrá-lo na Garrafeira das Artes, no Quarteirão Bombarda, quem desce para o Palácio de Cristal!

    Abraço

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...