Vinho bebido no jantar relativo ao último post. Um blend (mistura de várias castas) do Dão, que conjuga vinhas com mais de 40 anos com vinha nova (mais ou menos 5 anos), com predominância para a Touriga Nacional (50%), mas também com assinalável presença de Tinta Roriz (30%), sendo que o lote é ainda com posto por uma percentagem de Alfrocheiro (15%) e Jaen (5%). Mas vamos ao que realmente interessa...
Vinha Paz 2009 (13,5%)Este Vinha Paz 2009, by António Canto Moniz, apresentou uma cor ruby muito intensa, bonita, notando-se, quando agitado, alguns laivos violeta.
Revelou um nariz muito interessante, fresco, com fruta madura q.b., alguma baunilha (a denotar o estágio em carvalho americano), interessantes sugestões a avelã, mas pouco floral para a percentagem de Touriga Nacional que levou (embora a TN não seja sempre nem necessariamente floral, dependendo dos diferentes terroirs).
Na boca entre muito bem para logo emagrecer, menos fruta que no nariz, a avelã a confirmar-se, apresentando um final muito curto, e uma acidez aquém do desejável.
Preço: 9-10 €
Nota de Prova: Sem nos alongarmos muito, diremos que numa estrita relação preço qualidade esperávamos um pouco mais deste Dão. Com efeito, apesar do nariz muito interessante, que efectivamente seduz, o exame de boca não confirmou as expectativas...Esteve, na realidade, muito longe de nos dar o prazer que aquela noite exigia.
Sem comentários:
Enviar um comentário