sexta-feira, 23 de março de 2012

Quinta do Monte D´Oiro_Vinha da Nora 2002

Já nem nos lembrámos em que momento é que abrimos esta garrafa (algures entre Outubro e o início de Dezembro) . Lembrámos sim a nossa excitação quando a vimos ("tão sozinha, é nossa!"...tipo mon chéri). Estava rodeada de outros vinhos, todos bem mais recentes, jovens e com rótulos que afirmavam isso mesmo, mas desde que a vimos não conseguimos desprender o olhar...confirma-se pois que há amores à primeira vista. A Quinta do Monte D´Oiro representa a materialização de um sonho de José Bento dos Santos e produz alguns dos melhores vinhos da Estremadura, agora Região de Vinhos de Lisboa.  Mas vamos ao que interessa...

Vinha da Nora 2002 (13%)

Feito (quase) exclusivamente a partir da casta Syrah, sendo que as posteriores versões passaram a ostentar essa mesma informação, no copo mostrou belíssimos tons tijolo (um vermelho acastanhado a denotar a evolução, o envelhecimento do vinho).

Quando cheirado revelou-se, a princípio, muito fechado (devíamos ter deixado o vinho respirar convenientemente...), sendo que com o tempo começou a libertar aromas a cedro (aposto que já têm o óleo de cedro à mão), uma certa doçura, melaço, fruta vermelha bem madura, um toque a borracha...mas sempre a mudar, a demonstrar a enorme complexidade que o tempo lhe vem conferindo.

Na boca a entrada é doce, um nadinha doce, e resvala muito rápido para o meio/fim de boca...mas aí revela-se em toda a sua "beleza", suave, elegante, confirmando a complexidade que o nariz já tinha anunciado: a fruta (embora não tão expressiva), as sugestões de cedro e borracha, um bom tostado, num conjunto bastante complexo. O final é agradável, muito agradável.

Preço: 11

Nota de prova: Este blog, como é sabido, não dá notas...mas se desse só podia ser esta: comprem! Apesar de não o termos decantado suficientemente este vinho deu-nos enorme prazer, e é isso que para nós define um vinho...o prazer que é capaz de proporcionar...Pena é que, ao que parece, este Vinha da Nora tenha conhecido a sua última versão em 2005. Com efeito, não consta agora do catálogo (renovado da Quinta do Monte D´Oiro), pelo que se impõem ainda mais a recomendação...comprem e depois de provar deixem aqui o vosso parecer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...