segunda-feira, 23 de abril de 2012

Quinta do Côtto Colheita 2010


A Quinta do Côtto (belíssima propriedade) dispensa apresentações, sendo que os seus Grande Escolha, produzidos apenas em anos em que a equipa liderada por Miguel Champalimaud considera excepcionais, lhe têm aumentado o prestígio. Mas não é, infelizmente, de um Côtto Grande Escolha que vos vimos falar hoje, e sim do Côtto Colheita 2010, o irmão mais novo, o entrada de gama. Uma particularidade desperta a nossa curiosidade mal pegamos na garrafa... a screw cap, o vedante metálica (para os menos habituados, um vedante à maneira dos presentes nas garrafas de whisky), o que, devemos confessar, não nos agrada sobejamente. Não estamos aqui a aferir da bondade ou não do vedante (vs. rolha de cortiça)... Mas da forma como nós entendemos o vinho, como produto cultural de cariz essencialmente social, de convívio, de partilha, criador de momentos únicos, não podemos dispensar o uso da rolha de cortiça...o fazer saltar a rolha à garrafa faz parte de um ritual maravilhoso, que nos faz ser pro-rolha por natureza. Feito o desabafo...Vamos ao que nos traz aqui...

Quinta do Côtto Colheita 2010 (13%)

Cor púrpura, mas não opaco.

Nariz exuberante, muito atractivo, muita fruta madura, caramelo...no nariz agarrou-nos logo e deixou-nos ansiosos para o levar à boca.

Na boca, infelizmente, não confirmou as boas indicações do nariz: entrada um pouco doce, o meio não apresenta grande volume, fruta pouco perceptível e acidez muito pronunciada resultando num final muito metálico.

Preço: 8


Nota de Prova: Há casos em que a nossa política de não dar notas... Bom, digamos que ficámos um pouco perplexos, um vinho que no nariz nos agarrou com alguma força e na boca nos deixou cair completamente... Já houve outros Côtto Colheita que nos agradaram, mas este definitivamente não deixou boas recordações...Pode ser que o destino o volte a colocar nos nossos copos, assim em jeito de tira-teimas...Mas até lá é com isto que ficámos e, portanto, é com isto que voz deixámos.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...